sábado, 1 de outubro de 2011

Órgãos de apoio a Educação Especial

Secretarias de Educação, Centros de Apoio à Educação Especial e Ministério da Educação
Qual é a função da secretaria de educação especial?
A SEESP - Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação é responsável pela coordenação, implementação, supervisão e fomento da Política Nacional de Educação Especial. Sua função é identificar oportunidades, estimular iniciativas, gerar alternativas e apoiar negociações que encaminhem o melhor atendimento educacional à pessoa com necessidades educativas especiais (PPNEE), de forma a garantir a sua integração escolar e social, pelo desdobramento da política de atendimento preconizada, nos diferentes níveis da ação governamental.
Como posso entrar em contato com a secretaria de Educação Especial do meu Estado?
Não existe uma secretaria de educação especial em cada Estado brasileiro, mas sim um dirigente de educação especial por núcleo da federação. O nome dessas pessoas pode ser acessado através do link abaixo e pode ser consultado na página

http://www.mec.gov.br/seesp/dirig.shtm
O que é CAPE ?
Essa é a sigla usada para nomear os Centros de Apoio Pedagógico Especializado presentes em diversos estados brasileiros por iniciativa da Secretaria de Educação Especial do MEC ( Ministério da Educação e Cultura). Lá são realizados o treinamento e a capacitação dos professores da rede pública para o atendimento do aluno portador de necessidades educacionais especiais e a produção de material didático- pedagógico para estes estudantes, como por exemplo, livros em braile. Encontra-se abaixo uma lista com o endereço dessas instituições.
Natal

CAP Centro de Apoio Pedagógico Especializado

Público-alvo: deficiência visual

Centro Administrativo RN

Centro Estadual de EE

Bairro Lagoa Nova

CEP 59059-900 Natal, RN

Tel. (84) 232 1450
Caprn@rn.gov.br
Conheça os telefones da Secretaria de Educação Especial em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário