sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ARTIGO...

Como é possível perceber se foi uma dificuldade de aprendizagem do aluno ou um processo equivocado de ensino que o levou ao insucesso em determinada disciplina?
                                                                                                                                      Catarina Melo Silva Cardoso – São Paulo
Certamente isso não é matéria fácil, pois cada situação de insucesso escolar é única e depende de muitas variáveis. Somente analisando, com esmero e discernimento, poder-se-ia afirmar

onde residiria o problema. Hoje a escola não é a única instituição que avalia as condições de alunos com problemas de aprendizagem. Submeter os alunos que nos preocupam a uma equipe multidisciplinar seria o mais seguro e saudável. Como sabemos que isso nem sempre é possível, as áreas da psicologia e da psicopedagogia sempre podem lançar luzes sobre a questão. Todavia, à guisa de hipótese ou generalização, só com alto grau de compromisso político e com muita competência técnica podemos detectar o que impede o êxito do processo de ensino e da aprendizagem. E apenas depois de envidar todos os esforços possíveis
dentro da alçada escolar é que devemos requisitar o auxílio de profissionais especializados para que sejam apurados os fatores que impedem o educando de aprender.
Falar em compromisso político com o aluno que temos à nossa frente, quatro ou cinco horas por dia, durante 200 dias letivos, significa, em primeira instância, conceber a escola como um locus

Nenhum comentário:

Postar um comentário