segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: E AGORA?

A partir de suas características é necessário que seja realizada uma Adequação Curricular
Individual, na qual sejam traçados objetivos ligados à área da linguagem
oral, escrita e da matemática, sem desconsiderar as outras áreas curriculares,
ligadas à criatividade, expressividade, motricidade, representações
simbólicas, etc. Apresnta-se alguns critérios de avaliação, des
a seguir:
critos

ÁREA DE LINGUAGEM:
1) Língua oral:
• Avaliar em quais situações do cotidiano escolar o aluno utiliza a fala;
• Avaliar se a fala, a escuta e a prática de leitura e de escrita estão favorecendo
a ampliação do vocabulário do aluno;
• Avaliar quando e como manifestações narrativas do aluno estabelecem
relação com temporalidade e causalidade;
• Avaliar como a contextualização da fala do aluno pelo grupo contribui
para o desenvolvimento de sua fala;
• Avaliar em quais situações de leitura o apoio permanente da professora
pode ser restringido à intermitente para favorecer o desenvolvimento de
atitudes de independência do aluno frente à exploração de livros e outras
formas de texto;
• Avaliar em quais situações de leitura o aluno desenvolveu atitudes de
independência.
2) Língua escrita:
• Avaliar o tipo de representação gráfica utilizada pelo aluno;
• Avaliar a intencionalidade das representações gráficas do aluno;
• Descrever como o aluno se comporta diante das leituras realizadas por
outrem pode ser restringido a intermitente para favorecer o desenvolvi
de atitudes de independência do aluno frente às representações
gráficas individuais;
• Avaliar a intensidade do apoio nas circunstâncias de reconhecimento do
nome pela criança;
• Avaliar em quais situações de escrita o aluno desenvolveu independência.

ÁREA DE MATEMÁTICA
• Avaliar a construção gradativa do aluno sobre a nomeação de números
maiores que 10;
• Escrita numérica ainda que de forma não convencional; resolução independente
de situações problemas; interpretação de relações espaciais;
• Avaliar a construção gradativa do aluno sobre a noção e nomeação de
números, operações numéricas;
• Avaliar quais os critérios utilizados pelo aluno na atividade de classificação;
• Avaliar quais as atividades possibilitam ao aluno melhor experienciação
e desenvolvimento no conhecimento e nomeação de números, na seqüenciação
de números e temporal;
• Avaliar em quais as situações o aluno demonstra utilizar o sistema de numeração,
mesmo que esse não tenha sido utilizado de forma correta;
• Avaliar quais os conceitos que o aluno apresenta sobre a noção de Grandeza,
de Posição e da Direção;
mento
• Avaliar se o aluno faz uso oral de palavras que envolvam noções de espaço,
forma e distância dos objetos em sala de aula ou se essas noções
ocorrem por meio da orientação da professora.

FONTE:Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual do Estado de São Paulo
adultos e por crianças;
• Avaliar em quais situações de registros gráficos o apoio permanente de

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