terça-feira, 18 de março de 2014

Visita domiciliar do aee

A equipe do AEE visita aluno com deficiências múltiplas para realizar avaliação acera das suas capacidades cognitivas com vistas à inserção no ambiente escolar. O aluno João Henrique de Lima está matriculado na Escola Municipal Professora Euza de Melo Palhano e, segundo a mãe (Andreana), sua adaptação terá que ser gradativa, pois João está com 11 anos e nunca frequentou a escola, o que vai exigir muita paciência e dedicação de toda a equipe e dos colegas.



RELATÓRIO AVALIATIVO
 
                No dia 17 de dezembro de 2013, a equipe do atendimento educacional especializado visitou a residência do aluno João Henrique de Lima para realizar uma avaliação funcional com finalidade pedagógica. O aluno possui diagnóstico de paralisia cerebral, com comprometimento motor e intelectual. Faz uso de cadeira de rodas que foi prescrita recentemente, estando adequada às suas mediadas. De acordo com a mãe, ele está sendo atendido mensalmente no Centro de Reabilitação Infantil em Natal pelo neurologista e fisioterapeuta e que teve alta da fonoaudióloga por já estar deglutindo bem os alimentos. Para avisar desconforto como fome, calor ou sede, emite sons que são reconhecidos pela mãe e contorse-se na cadeira.
                Foi observado que o aluno continua apresentando movimentos repetitivos (rotatórios )de cabeça e possível estrabismo, acreditando-se ser este um recurso para procurar o ângulo de visão pois parece não enxergar detalhes, necessitando de avaliação oftalmológica. João Henrique reage bem aos estímulos auditivos, parando para ouvir o que está sendo dito. Gosta de ouvir música, mas se inquieta quando há vários estímulos sonoros em um mesmo ambiente.
                No aspecto sensorial tátil, não apresentou rejeição à textura molhada e áspera, e aceitou contato físico e tem a reação de puxar a mão quando a atividade não lhe agrada . Ainda não tem reconhecimento de corpo (imagem e esquema corporal), rejeitando o espelho. Ainda leva os objetos à boca( pincel,livro) para explorá-los, necessitando dar-lhes as funções adequadas, o que requer a intervenção de um terapeuta ocupacional.
                Em 2014, o aluno frequentará a escola respeitando-se o seu ritmo de adaptação. Será assegurado, por parte da Secretaria de educação, um profissional de apoio e o acesso ao atendimento educacional especializado.
 
_________________________________                         _________________________________
Técnica Esp. Psicomotricidade                                                 Técnica Esp.em Psicopedagogia


Nenhum comentário:

Postar um comentário