segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tecnologia que permitirá as pessoas com deficiência recuperar a sua criatividade

Um sistema desenvolvido por um pesquisador francês permitirá desenhar apenas com movimento dos olhos. Essa tecnologia poderá ajudar principalmente aos deficientes que poderão recuperar a sua criatividade.
Ainda como um protótipo e não comercializado, o sistema apresenta ao usuário uma página em branco, na forma de um ecrã de computador, na qual o usuário pode escrever com letra manuscrita, desenhar e assinar.
O sistema capta o movimento dos olhos com uma câmera utilizando um dispositivo conhecido. Mesmo já existindo atualmente dispositivos parecidos de escrita com os olhos, nenhum permite ao usuário fazer o que este sistema se dispõe a fazer. Os que existem permitem apenas selecionar letras ou palavra no ecrã, não dando ao utilizador a liberdade de traçar as próprias figuras, o que até hoje se pensava não ser possível.
Cerca de seis voluntários com o sistema foram treinados e constatou-se que em apenas quatro sessões de meia hora é possível aprender a usá-lo. Um utensílio que pode restituir a criatividade às pessoas que perderam a capacidade de expressá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário